Você já deve ter atualizado o sistema operacional do seu smartphone, e eventualmente recebe notificações para atualizar os seus aplicativos, não é mesmo?
Isso acontece porque esses sistemas estão em constante evolução para aprimorar sua usabilidade, se adaptar a novos recursos, tecnologia, além de uma questão de segurança.
Um site, em outras proporções, não é muito diferente. Precisa estar sempre adaptado a forma como o usuário interage e proporcionar uma ótima experiência para o cliente. Imagine que seu site tenha sido lançado há 3 anos. Naquela época não tínhamos um número tão grande de acessos através de dispositivos móveis, por exemplo, e adaptar o site para esses devices não era uma preocupação tão grande. Hoje temos mais de 50% dos acessos via celular e tablet, e ter um site adaptado para esses dispositivos se tornou primordial.
A mesma situação acontece com o recurso do Flash – as famosas animações que fizeram sucesso há alguns anos. Hoje esse recurso é obsoleto. Alguns modelos de smartphones nem sequer leem páginas com Flash. O Google não dá prioridade na indexação desse tipo de linguagem, e o que antes poderia ser um diferencial para seu site, hoje é um pesadelo.
Ainda bem que a tecnologia está em constante evolução!
Mesmo com o Flash em desuso, hoje temos recursos que fazem funções semelhantes, e o melhor: são mais leves, possuem uma linguagem moderna e é amigável aos buscadores do Google e dispositivos móveis.
Esses são dois exemplos claros de que um site tem um prazo de validade, e sendo o endereço digital do seu negócio, é fundamental você se atentar a isso.
Com que frequência você faz uma manutenção no seu escritório? Pinta as paredes? Ajusta aquela cadeira barulhenta? Ou então troca de carro? Dá uma repaginada no guarda-roupa?
Com o seu site é a mesma coisa. Não é somente uma questão estética, se trata também de uma questão funcional. Um site arcaico passa a impressão de que a empresa não evoluiu e está parada no tempo.
O site é o endereço online da sua empresa, e precisa de cuidados constantes para que possa:
- Transmitir credibilidade e evolução;
- Garantir funcionalidades;
- Lançar novos produtos/serviços;
Ter um site bem estruturado, funcional e bonito deixou de ser diferencial para se tornar uma obrigação em um negócio na qual você tem ambição de prosperar. A manutenção do site é reflexo da evolução do seu negócio.
Como está o seu site? Atende as suas expectativas? Que tal dar uma cara nova, moderna e funcional para o endereço digital da sua marca?