As redes sociais influenciam a decisão de compra de 77% dos brasileiros, conforme mostrou pesquisa do PricewaterhouseCopers (PwC) Brasil, realizada em 2015. Os entrevistados da pesquisa afirmaram que comentários de amigos que apareciam para eles ou mesmo aqueles de desconhecidos que aparecem nas páginas das marcas, afetavam suas decisões na hora de comprar.
A mesma pesquisa mostrou que 39% dos entrevistados também tinha o comportamento de acompanhar marcas nas redes sociais e 35% assistia a vídeos sobre marcas nestas mídias. As redes sociais favoritas foram o Facebook (citado por 79% dos entrevistados), Youtube (39%), Twitter (17%) e Instagram (14%).
Vale sim a pena sua loja virtual usá-las, mas além de monitoramento do que estão dizendo por aí sobre sua marca é importante saber se posicionar dentro das redes e manter atualizações constantes e interessantes que gerem engajamento.
Facebook – é válido para a loja postar drops de informações sobre os produtos, divulgar promoções e manter uma dinâmica de atualização e contato direto com os clientes. Ao contrário do Twitter, vale apostar em fotos, vídeos, gifs, textos, hiperlinks, sempre mesclando a mídia e, de preferência, com imagens ilustrando o conteúdo.
Instagram – imagens com efeitos vintage já explicam que o Instagram é um lugar para sua loja virtual postar fotos. Quer dizer, isso se sua loja tiver produtos com apelo visual, como roupas, sapatos, móveis e itens de decoração, por exemplo. Além de imagens bem trabalhadas, conta muito entender se o seu produto realmente tem a ver com a proposta dessa – e de outras – mídias para não errar.
Pinterest – certamente com menos efeitos vintage que o Instagram, mas ainda assim um bom espaço para a publicação de imagens e criação de “coleções” por categorias. Se você vende moda feminina, pode criar uma pasta apenas com imagens de vestidos, outra com camisetas, outra para calças e outra para sapatos, por exemplo. Uma forma interessante é criar combinações inspiradoras: como usar “x” peça de roupa, que pratos fazer com “x” ingrediente, como decorar a casa pintando a parede de “x” cor, etc;
Youtube – criar vídeos é uma forma excelente de mostrar que é bem fácil montar a caixa organizadora, escrivaninha ou ventilador que você vende. Você mostra bem o produto e, ao invés da montagem virar um problema para o cliente, passa a ser uma solução até que divertida.
A maioria destas redes sociais também trabalha com sistemas de anúncios patrocinados e esta é mais uma forma de posicionar sua loja virtual, tanto para brand awareness como para performance. Para quem não pode nem pensar em investir ou está focado em criar relacionamento, vale se concentrar nas dicas e melhorar a interação e percepção dos clientes sobre você.
O objetivo principal de um web site é tornar-se uma filial de sua empresa, com capacidade de conseguir clientes e realizar serviços mesmo enquanto você está dormindo e sua empresa está fechada. Além de você divulgar seus produtos e serviços, poderá trabalhar o marketing da empresa com um melhor custo-benefício.
Dentro os gastos que envolve a manutenção de um site podemos citar: O valor pago referente ao domínio do site (a partir de R$40 / ano) + o valor correspondente a hospedagem do site (a partir de R$ 12,90 / mês).
O AdWords associa sua publicidade com o que o cliente potencial está procurando. Quando alguém digita uma palavra-chave no buscador, junto aos resultados da pesquisa aparece o anúncio comercial do link patrocinado, com a conexão para o site anunciante.