O restaurantes, seu bairro, sua cidade e seus clientes formam um ecossistema. São relações de interação e continuidade que semana a semana dividem não só espaço e refeições, mas também valores, estilo de vida e uma forma de passar o tempo.
Os restaurantes nas grandes metrópoles do mundo, e em São Paulo também – como a grande capital e vitrine da gastronomia do Brasil – exercem um papel importante. Os restaurantes, seus empreendedores, seus chefes e seus pratos trazem para as mesas dos frequentadores um pouco da cultura gastronômica de diversas partes do mundo. É uma forma através da qual os clientes se sentem conectados, um pouco mais cosmopolitas e ao comer pratos de alta gastronomia, modernos e contemporâneos.
Cientes disso, os restaurantes capricham em seus ambientes, em seus menus, no treinamento do matrie, garçons, trilha sonora do local, paisagismo, iluminação e tudo o que for possível. O que ainda faz falta os restaurantes capricharem é na sua comunicação e no relacionamento com seus clientes fora de seus ambientes, fora de seus estabelecimentos.
Sim, a relação entre restaurantes e clientes também ocorre e continua acontecendo fora do local, isso se as casas assim entenderem e assim quiserem usufruir. Quem pode fazer esse papel são as redes sociais. Nelas o restaurante pode exercer seu papel de ícone e pode levar a seus frequentadores um pouco mais de seus valores, um pouco mais da cultura do “berço” de onde vêm suas técnicas de gastronomia e ingredientes.
O cliente é um “comprador” não só dos pratos e dos alimentos, mas especialmente de cultura gastronômica. Através das redes sociais
o restaurante pode prosseguir liderando esse processo, estimulando a comunicação e a interação e estar mais presente junto a seus clientes, mesmo quando estão fora do estabelecimento.
A “social media” é de fundamental importância na competição moderna, é a forma do restaurante participar e integrar a vida do cliente.
Para isso precisa profissionalizar essa rotina, romper com o amadorismo e pensar na rede social como mais um braço de relacionamento.
Quem for fraco de rede social estará saindo atrasado na competição no mercado, será menos importante para os clientes, pois passará a percepção de que é auto suficiente e isso não é exatamente um bom marketing.
O objetivo principal de um web site é tornar-se uma filial de sua empresa, com capacidade de conseguir clientes e realizar serviços mesmo enquanto você está dormindo e sua empresa está fechada. Além de você divulgar seus produtos e serviços, poderá trabalhar o marketing da empresa com um melhor custo-benefício.
Dentro os gastos que envolve a manutenção de um site podemos citar: O valor pago referente ao domínio do site (a partir de R$40 / ano) + o valor correspondente a hospedagem do site (a partir de R$ 12,90 / mês).
O AdWords associa sua publicidade com o que o cliente potencial está procurando. Quando alguém digita uma palavra-chave no buscador, junto aos resultados da pesquisa aparece o anúncio comercial do link patrocinado, com a conexão para o site anunciante.