4 vantagens de uma campanha de e-mail marketing:
1 – Custos mais baixos que a mídia tradicional
Os investimentos em anúncios impressos ou de rádio e TV são imensamente mais altos do que as ações de marketing digital. Quando se trata do e-mail marketing, os custos são ainda menores. A maioria dos serviços cobra poucos centavos por clique, o que torna o investimento bem menor do que direcionar uma publicidade para um grande público sem saber exatamente se atingirá as pessoas certas.
2 – Conquista e fidelização de clientes
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para estreitar o relacionamento e, com isso, melhorar a presença da marca no imaginário de seu público. Quando enviadas numa periodicidade estratégica, as mensagens geram empatia, reforçam as especialidades da loja e geram necessidade de compra.
Para os clientes já conquistados, o e-mail marketing pode atuar como mantenedor do relacionamento, gerando admiração e marcando presença.
3 – Aumento do número de visitas no site
A fórmula é simples: quanto mais visita a loja virtual tiver, maiores serão as conversões, as vendas. Ao promover o envio de e-mails marketing, é possível instigar as pessoas a percorrerem as páginas para ver as ofertas e analisar preços.
Um e-mail marketing com boa aparência e conteúdo criativo e original é irresistível, não tem como não clicar.
4 – Mensuração de resultados de uma campanha
Uma boa ferramenta de e-mail marketing ajuda não só a fazer a segmentação dos clientes de acordo com fatores como idade, região, preferências, gênero etc, mas também acompanha toda a movimentação dos contatos dentro da loja.
A ferramenta mostra número de cliques, em quais produtos as pessoas estão mais interessadas, dentre outras estatísticas que permitem a mensuração dos resultados de uma campanha. Assim, é possível traçar planos de campanha mais assertivo e corrigir as ações enquanto elas estão acontecendo, sem deixar para ver os resultados apenas no final.
A espinha dorsal de uma campanha de e-mail marketing é uma ferramenta de automatização que garanta a entrega das mensagens à base de contatos cadastradas e trace estatísticas para mensuração dos resultados. Como toda a jornada de experiência do consumidor de um e-commerce é virtual, a forma com que se chega até a caixa de e-mail deve ser estratégica, oferecendo um conteúdo visualmente agradável e que inspire a tomada de decisão.
O envio de um endereço doméstico ou sem o auxílio de uma boa ferramenta aumentam as chances das mensagens serem interpretadas pelos filtros dos servidores como Spam (propaganda indesejada). Além disso, a automatização diminui o tempo de trabalho ao fazer a segmentação e garantir visibilidade.
Fonte: Avanti!